quarta-feira, 24 de maio de 2017

REDES SOCIAIS



                        Vou agora mexer num vespeiro, mas a reflexão se faz necessária diante da frequência com que o mundo faz uso dessa nova criação tecnológica.
                        Bem, a tecnologia permitiu e fomentou a criação das redes, entretanto, elas só terão um caráter social se usadas adequadamente.
                        Pelo uso indevido, muitas pessoas acabam desistindo de fazer parte das mesmas, amargando decepções e problemas, muitas vezes complicados e de efeitos muito sérios.
                       Volta e meia sabemos de alguém que cancelou suas páginas e se afastou alegando desinteresse, enfado, necessidade de dar mais atenção à família e aos amigos reais, ou ressabiados com coisas desagradáveis publicadas.
                      A seleção dos amigos é muito importante, mesmo que volta e meia a gente aceite a solicitação de quem não deveria, por chatice, ou porque seu nome não passa de mera figuração, já que jamais interage conosco.
                       Há quem contabilize os amigos numericamente quando, na verdade, os que realmente importam - e se importam - não passam de uma ou duas dezenas.
                        O objetivo da rede social deve ficar bem claro para nós e para quem interage conosco. Uns a utilizam para preencher os dias, driblar a solidão, compartilhar trabalhos, rever amigos, conhecer pessoas interessantes.
                        Outros para exercitar seu narcisismo, ostentar um ego inflado, espalhar suas frustrações e neuras, posar de bons samaritanos, despertar a inveja e a cobiça dos outros e até para ofender desnecessária e covardemente (porque protegidos) seus desafetos, ou quem pensa diferente.
                        Como todo modismo, acredito que vai passar, ou, pelo menos, sofrer modificações.
                        Não há como se eternizar tanta receita, tanta piada de gosto duvidoso, tanta discussão política, tanta novena!
                        Sei que, para alguns, a rede social é a única companhia a preencher suas limitações físicas e, nesse sentido, é uma descoberta maravilhosa.
                         Para outros (meu caso) é uma vitrine importante para seus trabalhos e estudos.
                        Dificilmente conheceríamos os filhos e netos de nossos colegas do Ginásio, que a vida se encarregou de afastar, se não nos tivéssemos reencontrado por aqui.
                        Portanto, sabendo usar, é uma grande arma contra a solidão e para o conhecimento mais profundo de quem só conhecíamos superficialmente, ou nem isso.  Interagindo, a gente acaba por descobrir verdadeiramente a melhor parte dos amigos.
                       É bom salientar, no entanto, que mesmo com essas características aglutinadoras, as redes sociais nunca substituirão a “visita de compadres” e o abraço apertado dos amigos reais.


Nenhum comentário: