segunda-feira, 1 de setembro de 2014

IMPRESSÕES DA BIENAL




                 Fui, vi, curti e voltei.
                 Mais um sonho realizado. Gosto das coisas que não se compram com dinheiro, pois são mais duráveis. Escrevendo muito, escrevendo sempre, lendo muito também, conquistei o direito de participar dessa festa máxima da Literatura Brasileira. Lá tinha meu nome gravado numa placa, meus livros expostos e a oportunidade de falar sobre eles a quem se interessava. Lá eu não pagava ingresso e ainda recebia um crachá que me consagrava como “autor” e não apenas leitor, o que sou na essência. Isso bastava para que eu achasse tudo maravilhoso e não fizesse nenhuma crítica, no entanto, a crítica construtiva visa a aprimorar o que já é bom.
                  Tinha gente demais! Os ingressos tinham que ser limitados por dia, por turno, sei lá, mas não dá pra ter qualidade com uma quantidade assustadora de gente assim! Meu filho ficou 3 horas na fila, no sol, para conseguir ingresso. E assim como ele muitos! As filas para o banheiro eram assustadoras. Para descansar, ou lanchar, só sentando no chão. As crianças mal conseguiam caminhar, quanto mais folhear os livros infantis.
                  Os autógrafos, a não ser no caso do Ziraldo ou outro “medalhão” conhecido, limitavam-se basicamente aos parentes, amigos e convidados, o que não difere muito das outras feiras. Pessoas desconhecidas, no final de semana, não tinham a menor condição de apreciar os livros, caminhando quase arrastadas pela multidão diante dos stands das livrarias.
Livrarias menos escrupulosas enchiam balaios de livros infantis “made em China”, fruto de trabalho escravo, com traduções mal feitas de autores estrangeiros e vendiam às crianças por  R$ 5,00.
                 As grandes editoras, com tiragens assustadoras, barateavam livros a rodo e formavam filas quilométricas para entrar e chegar perto das prateleiras.
                 Para terem uma ideia, eu não consegui comprar nenhum livro. Fui comprar, bem mais caro, os que eu queria, na livraria do aeroporto de Curitiba. Pensava em trazer livros bons para os netos, mas como escolher, examinar diante daquele sufoco? Cadeiras só para os autores que estavam autografando e durante a hora determinada, depois era em pé mesmo.
                 Se valeu a pena? Com certeza! Foi cansativo, as vendas foram fracas como em todas as feiras, mas a experiência foi muito importante!
                 Além disso, me senti o tempo todo acompanhada por vários amigos, como se estivessem viajando comigo e compartilhando as novidades, comentando, dando força. A impressão era de que minha comitiva era bem maior do que na verdade foi, graças às redes sociais.
                A questão editorial e a dificuldade que autores não famosos têm para editar e comercializar seus livros é assunto bem debatido. Não é fácil escrever em nosso país! Por isso, não me considero escritora, mas apenas alguém que escreve e gosta muito de escrever. Escritor deve ser quem sobrevive da sua escritura e eu, ao contrário, pago meus livros com a minha aposentadoria.
                  Neste ano pretendo lançar três novos livros na Feira do Livro de Porto Alegre. O preço deles? Quase um carro popular. E o retorno? Nunca chega nem na metade do investimento. Essa é a realidade, sem maquilagens ou disfarces.
                Por isso, não sei se, depois desses, terei condições de editar outros. Continuarei escrevendo, até porque não vivo sem isso, escrever é o bálsamo e a essência da minha vida, mas talvez vá deixar guardado aqui mesmo, no HD, até que vença algum concurso cujo prêmio seja a edição do livro. Não tem jeito.
                 De qualquer maneira, posso contar aos meus netos que sua avó já participou da Bienal de São Paulo, como “autora”.
                 Não é pouca coisa.





Um comentário:

Ana Luiza disse...

Parabéns , que beleza a Bienal; valeu com experiência e claro que em lugares assim , os medalhões são o chamariz. Até entendo sobte os custos de editar um livro, mas espero que não desista, afinal esctever é o teu oxigênio, vai em frente outros prêmios virão com certeza.Boa sorte.