domingo, 14 de outubro de 2012

MUNDO VIRTUAL

     Será este mundo, que percebemos através da tela de um computador, menos real do que esse outro no qual somos obrigados a existir?
     Em qual deles somos mais nós mesmos, em qual fingimos mais?
      O que parece , mas não é? Ou o que não se preocupa em parecer e, isso sim, em ser?
     Será mais autêntico o viver de quem tem louça suja na pia, camas por fazer, almoço para preparar, pepinos para resolver, decepções para sofrer, insatisfações para engolir, espelhos a desafiar? Por quê?
     A quem revelar a alma, confessar os sonhos, perguntar, descobrir, admirar, compartilhar, curtir?
     Tão fácil receber os amigos de pijama, em qualquer canto da casa, fugindo para o mundo deles mesmo no meio de problemas e pessoas desagradáveis, que nem sempre nos alcançam, ou mesmo se interessam por nossas questões mais profundas, nossas angústias existenciais, nosso descontentamento íntimo, ou a causa daquela sombra opaca em nossos olhos.
     Como preencher uma manhã de domingo cinzenta, silenciosa, vazia, se não fosse essa janelinha mágica que nos transporta a lugares outros, onde pessoas diferentes estão ou estiveram e que nos parecem tão mais interessantes ou agradáveis?
      Algumas pessoas, que aqui desfrutam da nossa intimidade, talvez não nos reconhecessem na rua, ou se desviassem do que é essencial por constatações físicas irrelevantes diante da comunhão espiritual.
    Se, entretanto, fossem convocadas a nos descrever pelo lado que mais importa, certamente esses companheiros de virtualidade chegariam muito mais próximos do cerne da nossa questão - ser ou parecer?
     Quando a vida nos sufoca, quando somos obrigados a nos envolver com pessoas e problemas rotineiros e cansativos, numa falta absoluta de significância, nesses momentos absolutamente enfadonhos e desgastantes, é muito bom saber que estamos a um clic de um outro mundo, um abre-te sézamo que pode nos salvar da mesmice e nos reportar a algo bem mais completo, ameno, estimulante- um mundo que, para nós, é absolutamente mais real.
     Bem vindos a ele!
    
 

Nenhum comentário: