sábado, 5 de setembro de 2009

RECADO AOS FUMANTES

                               Dedico este texto a todos que ainda não conseguiram deixar de fumar - a um em especial!    

                              Já escrevi uma crônica - "A Vida sem fumaça"- que elucida bem a realidade de um ex-fumante. Se alguém tiver interesse, posso republicar aqui.

                                  Como para quase tudo na vida, as frases feitas e desgastadas de pouco adiantam. Todo fumante sabe que cigarro faz mal à saúde. Quase todo o fumante tem vontade de largar o cigarro. A implicância dos não fumantes só consegue irritar ainda mais o fumante, que se sente desafiado. Quem nunca fumou não consegue avaliar, nem opinar sobre a dificuldade de abandonar o vício. É difícil enxergar naquele rolinho de papel branco as dezenas de doenças que ele provoca. As espirais de fumaça são lúdicas e, sem elas, metade do prazer desapareceria. É estarrecedor o número de doenças advindas do tabagismo! Cinquenta! Sendo doze tipos de câncer!
                                 Fumantes passivos sofrem ainda mais os efeitos do cigarro, porque aspiram a fumaça sem filtro. Crianças inocentes já crescem com as vias respiratórias comprometidas nas casas de fumantes.
                           As mulheres sofrem ainda mais que os homens, por conta das peculiaridades do seu organismo e do uso de hormônios.
                              A maioria das pessoas só para de fumar quando dá entrada em um hospital e não morre.
Como ex-fumante e sem dourar a pílula, vou deixar claro meu ponto de vista.
                           Só consegue parar de fumar quem estiver disposto a sofrer um pouco e a enfrentar este sofrimento, de olho num bem maior. E ponto.
                             Como costumo dizer, o resto é literatura.
                            A vantagem , talvez a única imediata, é que a cada dia de sofrimento advém uma melhoria na qualidade de vida, seja no viço da pele, na volta do olfato, na qualidade do sono, no apuro do paladar e, principalmente, na satisfação pessoal de saber que, pelo menos por aquele dia, a gente conseguiu!
                            Os elogios, o perfume da roupa e dos cabelos, a liberdade de não precisar frequentar os guetos dos fumantes ou congelar nas sacadas por conta do vício, isso tudo é um acréscimo prazeroso.
                             E é bom saber que o primeiro dia é o mais difícil e, mesmo imperceptivelmente, a cada dia a dependência enfraquece, até ser vencida.
                           Portanto meu amigo, nada de ficar se protegendo com frases vazias como "todo mundo vai morrer" ou "quem não fuma morre também".
                       Não podemos evitar todas as doenças, mas não precisamos comprá-las em maços no boteco da esquina!
                             CORAGEM!!!


Nenhum comentário: